O chefe do Poder Executivo Municipal de Nova Aurora assinou no início do ano o Decreto de Emergência de Calamidade Pública número 001/2022 com base na crise hídrica enfrentada pelo município, que está valendo desde o dia 03 de janeiro, primeiro dia útil do ano de 2022.
O município também encaminhou pedido à Assembleia Legislativa do Paraná e aguarda a publicação no Diário Oficial do Estado. Dia 30 de dezembro de 2021, o Governo do Estado do Paraná, decretou situação emergencial em função da crise hídrica enfrentada em função do longo período de estiagem.
O documento terá validade durante o tempo em que a situação perdurar e/ou enquanto estiver em vigência o Decreto Estadual. A decisão favorece os produtores rurais que tem necessidade de acionar o Proagro e seguros agrícolas.
O prefeito Pecinha destaca que o abastecimento de água é essencial para a vida e que o Paraná vive uma das piores secas dos últimos 30 anos. “A safra de verão que iniciará a colheita nos próximos dias já está bastante comprometida. A falta de chuvas esta dificultando também a piscicultura, suinocultura enfim todas as atividades no campo”.
Fonte: Prefeitura Municipal de Nova Aurora