Despertar o imaginário das crianças e incentivar o hábito da leitura: esse é o objetivo do Busão da Imaginação, ônibus transformado em uma biblioteca itinerante pela Copacol, que visita escolas municipais nas cidades de atuação da Cooperativa há 10 anos. Somente nos últimos quatro anos – pelo propósito RG Copacol: R de Rentabilidade e G de Geração de Valor – a iniciativa encantou 26 mil crianças no Oeste e Sudoeste do Paraná.
O ciclo de visitas do Busão deste ano já começou: serão mais de 80 instituições de ensino visitadas em 12 municípios. A primeira parada foi na Escola Municipal Manoel da Nóbrega, no distrito de Central Santa Cruz, em Cafelândia. “A ideia do Busão é muito legal e vemos o quanto as crianças ficam ansiosas esperando chegar na escola. É algo diferente que eles têm no dia a dia e que os incentiva a ter o hábito da leitura, mostrando o quanto é interessante o mundo da imaginação e da contação de histórias. Eles veem os livros novos, diferentes e ficam encantados com todas as possiblidades”, comenta a professora Danielle Becker da Silva.
Ao longo de todo o ano, o Busão visitará escolas nos municípios de Cafelândia, Corbélia, Formosa do Oeste, Goioerê, Iracema do Oeste, Quarto Centenário, Jesuítas, Moreira Sales, Nova Aurora, Rancho Alegre do Oeste, Toledo e Tupãssi. Somente no ano passado 15 mil crianças visitaram o Busão, sendo que mais de quatro mil o conheceram pela primeira vez.
O Busão da Imaginação leva o mundo da leitura e da imaginação para crianças de 6 a 10 anos. “Quando pensamos no Busão foi com o objetivo de ter um espaço onde as crianças pudessem soltar a imaginação e tivessem a oportunidade de criar novos mundos pela contação de histórias. É um projeto que nos orgulhamos muito e que faz parte do que é ser Copacol: levar também educação para os locais onde atuamos, contribuindo com o desenvolvimento da comunidade”, destaca a assessora de Cooperativismo da Copacol, Elizete Lunelli Dal Molin.
Projetos Sociais
Pelos projetos sociais desenvolvidos nos municípios, a Copacol incentiva a educação, o esporte e a cultura: em quatro anos foram 42.096 crianças e adolescentes atendidos pelo Apoio Cultural, Proerd, Escola no Campo, Cooperjovem, Um Olhar para o Futuro e Busão da Imaginação. “Pelas nossas atividades geramos oportunidades de crescimento e renda no campo e na cidade. Porém, além de atendermos somente ao cooperado, pelos nossos projetos sociais ajudamos a formar os cidadãos do futuro, incentivando a educação e o desenvolvimento social com as crianças e adolescentes dos municípios onde a Cooperativa desenvolve suas atividades”, afirma o diretor-presidente, Valter Pitol.
Desenvolvimento de professores
Os professores da rede municipal de ensino, que atuam como contadores de histórias, passam por treinamentos anualmente para desenvolver habilidades e criar materiais que auxiliem no momento em que estiverem com as crianças. “É gratificante estar nesse momento com as crianças, porque a contação de histórias permite que elas possam imaginar conosco e com o que está sendo contado. Esse é um projeto fantástico que proporciona muito aprendizado para nós e também para eles, que estão nos escutando. São bons momentos que passamos juntos e conseguimos ver a satisfação de cada um deles pelo sorriso no rosto”, diz o contador de histórias Alexandre Scheffer Nunes.