A agroindustrialização é a principal marca dos 61 anos da C.Vale. A estratégia adotada, a partir de 1997, de investir na agregação de valores vai ser mantida e ampliada. “Estamos apenas começando. Temos muito a crescer”, assegurou o presidente da cooperativa, Alfredo Lang, em mensagem a associados e funcionários, no dia 7 de novembro, na sede da empresa, em Palotina (PR). A data de fundação da cooperativa foi marcada por um café da manhã para associados e funcionários de cinco estados brasileiros e do Paraguai.
O último grande investimento industrial da C.Vale foi inaugurado no aniversário de 60 anos, no dia 7 de novembro de 2023. A esmagadora de soja entrou em funcionamento em 12 de junho deste ano e, nesses primeiros meses de funcionamento, ainda na fase de ajustes de processos produtivos, está processando 50 mil sacas de soja por dia, em média. O novo empreendimento garante 100% das necessidades de farelo das fábricas de rações da cooperativa. Em 2025, a esmagadora deverá processar quase 18 milhões de sacas de soja.
Alfredo Lang revelou, também, que a cooperativa vai seguir aumentando a produção de tilápias. Atualmente, o abatedouro processa 190 mil peixes/dia. Agora em 2024, 32% da carne de peixe industrializada está sendo exportada.