Câmara de Iracema do Oeste implanta Procuradoria Especial da Mulher

Por meio de proposição da vereadora Marcia Cristina Feltrin, a Câmara de Vereadores de Iracema do Oeste, realizou na tarde dessa quarta-feira, 19, a solenidade de implantação da Procuradoria Especial da Mulher no âmbito do Poder Legislativo. O evento foi prestigiado pela prefeita Elza Haase Rodrigues, vice-prefeito William Soltoski, vereadores Gilmar Jorge, Calei Machado, Ademir Girotto, Expedito Rosa de Souza e Marcos Solino de Aragão de Iracema do Oeste, vereadores Angela Maria Custódio Dourado Favero, Angela Maria Lovo Voinarovski e José Carlos Roversi de Nova Aurora, entre outras lideranças.

A Procuradoria Especial da Mulher tem por finalidade a defesa e a promoção da igualdade de gênero, da autonomia, empoderamento e representação das mulheres, bem como o enfrentamento a todas as formas de discriminação e violência.

Compete a Procuradoria propor, acompanhar e fiscalizar a execução de programas dos governos municipal, estadual e federal e outras iniciativas da parceria público-privada; promover pesquisas, seminários, palestras e estudos sobre a discriminação e violência a contra a mulher e sua representação na política, economia e sociedade; implementar campanhas educativas e antidiscriminatórias de âmbito municipal; debater e posicionar-se sobre questões de gênero no âmbito municipal, estadual, nacional e internacional; cooperar com organismos municipais, estaduais, nacionais e internacionais, públicos e privados voltados à implementação de políticas públicas para as mulheres; propor e integrar a articulação de políticas transversais de gênero nos órgãos governamentais e da sociedade civil, entre outras atribuições.

Conforme o disposto na Resolução 05/2022, ficou instituída no âmbito do Poder Legislativo de Iracema do Oeste, a Procuradoria Especial da Mulher, para o mandato de 19 de julho de 2023 a 31 de dezembro de 2024. Integram a procuradoria a vereadora Márcia Cristina Feltrin como Procuradora, vereador Lucirlei Machado na função de Vice-procurador e os vereadores Marcos Solino de Aragão e Gilmar Jorge como membros.

A Prefeita Elza comemorou a implantação da Procuradoria e destacou ainda o aspecto preventivo. “É uma grande alegria, uma iniciativa da Câmara de Vereadores e principalmente da vereadora Márcia que tinha esse sonho que hoje se torna realidade. Muito importante ter criado a procuradoria, não devemos esperar acontecer os fatos, mas que ocorra a prevenção. Hoje nos sentimos realizados pela criação da procuradoria, trás uma tranquilidade às nossas vítimas que muitas vezes não tem coragem de denunciar, mas com o apoio elas se sentirão mais seguras”, concluiu a Prefeita.

De acordo com a vereadora Márcia, Procuradora e propositora da ideia, a medida no município tem um caráter de prevenção e conta com o suporte dos poderes Legislativo e Executivo. “É de suma importância, existem muitos casos e o que mais ta acontecendo hoje é feminicídio, temos que tomar uma iniciativa para prevenir esse tipo de covardia. Em Iracema a principal meta é prevenção.

Campanhas educativas, palestras em escolas, conversar com as crianças para que eles já cresçam com uma visão melhor. Em casos de denúncias terão todos os procedimentos. Temos o apoio de todos os vereadores, Prefeita, Vice-prefeito. Todos estão apoiando e lutando por essa causa”, destacou a Procuradora.

Ao término da solenidade a Procuradora Márcia recebeu uma homenagem das filhas Barbara e Nadhine.

Rolar para cima