O número de escorpiões encontrados em Assis Chateaubriand mostra que os moradores devem ficar sempre atentos. Até o mês de outubro deste ano, foram registrados 789 escorpiões, sendo que somente no mês de maio houve um pico, com 203 ocorrências. O bairro mais afetado foi o Jardim América 2, onde a maioria dos animais foram encontrados.
A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, também reportou 47 acidentes leves relacionados a escorpiões. Diante desse cenário, o secretário de Saúde, Fabio Fantin Camilo, ressaltou a importância das medidas adotadas pelo município para lidar com essa situação.
Segundo ele uma equipe especializada foi designada para atender prontamente aos moradores que encontrarem escorpiões em suas propriedades. Assim que a ocorrência é reportada, a equipe realiza um bloqueio nas residências vizinhas, busca por mais escorpiões e fornece orientações aos moradores sobre como se proteger de acidentes. Além disso, são identificados e orientados os possíveis acessos e abrigos onde os animais possam estar se alojando.
Essas ações têm como objetivo não apenas lidar com as ocorrências pontuais, mas também prevenir novos casos e garantir a segurança da população. A conscientização sobre as medidas preventivas e a rápida resposta às ocorrências são fundamentais para minimizar os riscos associados à presença de escorpiões.
Além disso, é importante ressaltar a importância da colaboração da comunidade nesse processo. Medidas simples, como manter quintais limpos e livres de entulhos, vedar frestas e buracos nas residências e tomar cuidado ao manusear materiais de construção e jardinagem, podem contribuir significativamente para reduzir o risco de encontros indesejados com esses animais peçonhentos.
Em 2023, foram encontrados 1908 escorpiões e registrados 57 acidentes. Diante desse histórico, a Secretaria de Saúde reforça seu compromisso em continuar monitorando e atuando proativamente para enfrentar essa questão de saúde pública. É fundamental que a população esteja ciente da importância de reportar a presença de escorpiões à Vigilância em Saúde pelo telefone WhatsApp 44 99153-6755.