As condições do tempo começam a mudar no Paraná a partir desta sexta-feira (1º de setembro).
Conforme o meteorologista do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), Lizandro Jacóbsen, nesta sexta-feira a condição de tempo mais estável predomina em grande parte do estado, no entanto há mudanças de tempo previstas já para hoje em alguns setores.
No Oeste e Sudoeste, em cidades mais próximas da Argentina e Paraguai e também de Santa Catarina, há possibilidade de chuva, acompanhada de trovoadas e algumas rajadas de ventos.
Ainda de acordo com o meteorologista, hoje as temperaturas ganham elevação. Fica a sensação de tempo abafado na maioria das regiões do estado, com ênfase do norte paranaense onde as temperaturas passam dos 30°C. Já no Centro, Leste e Litoral, os termômetros ganham elevações se comparado com o restante da semana.
Já no fim de semana, Lizandro Jacóbsen explica que a instabilidade ganha força. Ar mais quente e umido e uma frente fria avançam pelo Sul do Brasil deixando o tempo bastante instável também no Paraná.
Há chance de chuva e até mesmo a ocorrência de temporais com índice mais alto no sábado, começando mais uma vez pelo Oeste e Sudoeste, mas até tarde e noite, as chuvas avançam para as demais regiões.
No domingo (3) também chove de forma mais expressiva no Paraná, o que ameniza um pouco as temperaturas nesses próximos dias.
Segundo o meteorologista, o destaque para segunda-feira (4) é o avanço de uma segunda frente fria pelo Sul do Brasil ainda mais intensa do que essa primeira prevista de hoje para amanhã. Na segunda o risco de temporais é um pouco mais alto em todas as regiões.
Lizando enfatiza que é importante que as pessoas continuem acompanhando os alertas enviados pelo Simepar e Defesa Civil, além de observar as condições do tempo pelos sites de metereologia.