CooperJúnior: nova geração de cooperativistas inicia jornada de conexão com o campo

Com muita energia, olhares curiosos e corações cheios de entusiasmo, teve início mais uma turma do CooperJúnior, desenvolvido pela Copacol que prepara filhos e netos de cooperados para assumirem o papel de protagonistas na continuidade dos negócios da família. Mais do que um encontro entre crianças que acompanham as atividades de avicultura, suinocultura, bovinocultura de leite, piscicultura e agricultura, o projeto representa um verdadeiro investimento no futuro do cooperativismo.

O lançamento desta nova etapa foi marcado por atividades que aprofundam conhecimentos sobre este importante movimento que mudou o rumo da região Oeste do Paraná, com progresso para milhares de famílias. As apresentações do Grupo Sou Arte levaram os participantes a uma viagem pela história: desde os primeiros passos do cooperativismo no mundo, passando pelo seu desenvolvimento no Brasil, até a fundação da própria Copacol, em 23 de outubro de 1963. Em forma de teatro, música e expressão corporal, os artistas despertaram emoção e orgulho, destacando os valores que unem gerações em torno de um ideal coletiva. “O CooperJúnior é muito mais do que uma atividade educativa ? é uma ponte entre o presente e o amanhã. Com uma abordagem dinâmica e inclusiva, o programa oferece às crianças noções sobre cooperativismo, cidadania e responsabilidade social, sempre aliando conhecimento à diversão. A vivência compartilhada também reforça laços e inspira a construção de uma comunidade mais colaborativa e consciente”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.

Voltado para meninos e meninas que vivem a rotina do campo, o CooperJúnior é uma oportunidade para que as novas gerações compreendam a importância do trabalho em família e se sintam parte de um sistema que transforma vidas. Ao formar líderes mirins conscientes, a Copacol planta as sementes de um futuro mais solidário, sustentável e conectado às raízes do campo. “É muito legal conhecer mais sobre o cooperativismo e fazer parte do CooperJúnior. Aqui aprendemos e também fazemos amizades”, afirma Nicole Tonelli, 10, filha de cooperados em Jesuítas.

Rolar para cima