Copacol comemora 60 anos com inauguração e celebração religiosa

Primeira do Oeste do Paraná, a Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata) comemora 60 anos de cooperação com o progresso do agronegócio brasileiro. Com posição privilegiada entre as dez maiores do Brasil, segundo a Forbes, a Cooperativa se destaca pelas oportunidades geradas aos 8 mil cooperados e 16 mil colaboradores.

Para celebrar esse momento, homenagens para cooperados e colaboradores, cerimônias religiosas e inaugurações estão em andamento. Com R$ 60 milhões de investimentos, a Cooperativa implanta um inovador sistema de produção de alevinos, em Quarto Centenário, que une biosseguridade e sustentabilidade: inspirada na tecnologia israelense, a nova UPA (Unidade de Produção de Alevinos) da Copacol será responsável pelo fornecimento de 50 milhões de alevinos por ano, tornando a empresa totalmente autossustentável na atividade. A inauguração será dia 20, às 9h, em Quarto Centenário, área rural, PR-180, próximo ao trevo de acesso ao município.

Já no dia 21, às 8h30, a Cooperativa revive um dos momentos mais importantes da sua história: em uma celebração religiosa, une cooperados e colaboradores em Cafelândia: berço do cooperativismo paranaense. A família Copacol está convidada a participar do show com Padre Ezequiel Dal Pozzo, que enaltece a fé católica por meio da música.

HISTÓRIA

A Copacol foi fundada em 23 de outubro de 1963 pelo Padre LuÍs Luise para produção de energia elétrica no rio Jesuítas, em Cafelândia. Só em 1969 foi desmembrada deste setor para atender especificamente a agricultura, com destaque ao cultivo de feijão, arroz, milho e café. Em 1982, a Copacol agregou uma nova frente de atuação e tornando-se a primeira cooperativa do Oeste do Paraná a inaugurar uma Unidade Industrial de Aves. Esta década marca também a diversificação na produção animal com suínos e leite. Já em 2008, inovou mais uma vez com a inauguração do primeiro sistema integrado de peixes da América Latina, o que permitiu a Copacol produzir o maior volume de tilápias da América do Sul: são 190 mil tilápias por dia nas Unidades Industriais de Nova Aurora e de Toledo.

PRODUÇÃO

Atuando em uma região de alto potencial agrícola, a Copacol produz soja, milho e trigo em uma área de 295 mil hectares no Oeste e no Sudoeste do Paraná. Com filiais de vendas em Curitiba (PR), Campo Grande (MS), São Paulo (SP), Brasília (DF), Bebedouro (SP) e Dubai (Oriente Médio), a Cooperativa é marca presente em todos os estados brasileiros e 80 países diferentes.

São 31 Unidades de Grãos, Insumos e Sementes, com potencial produtivo superior a 1,8 milhão de toneladas por ano. Para processar toda a matéria-prima, a Copacol conta com a UIS (Unidade Industrial de Soja), que esmaga 32 mil sacas de soja por dia. O farelo e o óleo produzidos atendem toda a demanda das fábricas de rações destinadas às atividades de produção animal, como a avicultura, a suinocultura, a piscicultura e a bovinocultura de leite.

Com meta de faturamento em R$ 10 bilhões para este ano, a Copacol possui uma produção anual de 201 milhões de aves, 51,6 milhões de peixes, 352 mil suínos (entregues à Central Frimesa) e 10,3 milhões de litros de leite (também industrializados pela Frimesa).

PROJETOS SOCIAIS

A Copacol realiza atividades sociais como o Projeto Busão da Imaginação, que incentiva a leitura nas escolas; patrocínios a atividades que visam o incentivo à educação, à cultura e ao esporte, por meio do Projeto Apoio Cultural; Projeto Escola no Campo, que objetiva a preservação do meio ambiente; apoio ao Proerd, que busca a conscientização sobre os males causados pelas drogas e o consumo de álcool, e o CooperJovem, que leva o cooperativismo às salas de aula.

Rolar para cima