Copacol repassa reservas à cooperados da suinocultura diante cenário desafiador

A cooperação proporciona benefícios aos suinocultores da Copacol, que entregaram suínos à Central Frimesa no ano 2020. Diante do atual cenário de desafios na atividade, a Cooperativa realizou o pagamento de parte das reservas do período como forma de garantir ao produtor sustentabilidade dos negócios a campo.

Em média, cada terminador recebeu R$ 13 por animal, enquanto que os produtores de leitões receberam o valor de R$ 3,30 por cabeça. O pagamento à cada cooperado equivale ao que foi entregue à Central no período de 2020.

De acordo com o presidente da Copacol, Valter Pitol, nos últimos três anos a suinocultura tem passado por vários desafios, principalmente com relação ao mercado, e neste momento nada mais justo do que fazer a antecipação das reservas de 2020 para amenizar a situação dos cooperados. “Essas reservas são para garantir eventualidades como esta e equilibrar as condições financeiras dos nossos cooperados, com isso, estamos garantindo ao suinocultor parte desses recursos reservados há quatro anos”, destaca Pitol.

MOMENTO OPORTUNO

Cooperado da comunidade do Vasquinho, município Corbélia, Laércio Weber, foi beneficiado com a antecipação das reservas, que segundo ele veio em um momento oportuno. “Isso mostra a preocupação da Cooperativa com nós produtores que estamos passando por um momento desafiador. A Copacol é o nosso suporte, com isso, ela garante a continuidade do nosso trabalho”, destaca o suinocultor, que atua na terminação de 1,2 mil cabeças, com mão de obra familiar. Apesar dos desafios do momento, ele se diz contente com a atividade, e projeta para o futuro a construção de uma nova granja, pensando em melhorar a renda da família na propriedade.

Os pagamentos foram anunciados na semana passada e já estão na conta dos cooperados que atendem aos critérios. “A iniciativa da Cooperativa em liberar parte dos valores que estavam reservados justamente para um momento de necessidade diante dos desafios que o setor enfrenta é uma forma de compartilhar resultados, gerando mais renda para o cooperado que se dedica todos os dias à suinocultura, produzindo carne de qualidade ao consumidor”, enaltece o gerente de suínos e leite da Copacol, Leonardo Dornelles.

Rolar para cima