Somente na comunidade de Mundo Novo, em apenas uma propriedade rural, foram encontrados mais de 40 escorpiões.
Nas últimas semanas, a vigilância ambiental do município de Jesuítas tem trabalhado intensamente em várias frentes, como por exemplo, no combate à dengue, mas, e principalmente, no combate a focos de escorpiões. A presença destes animais peçonhentos vem sendo uma grande preocupação da secretaria de Saúde municipal, uma vez que são vários os focos, tanto urbanos quanto rurais. Em apenas uma propriedade rural, na comunidade de Mundo Novo, mais de 40 escorpiões foram encontrados, sendo eles, adultos e filhotes.
Vale destacar que os escorpiões encontrados são da espécie Tityus serrulatos (escorpião amarelo), têm hábitos noturnos e, durante o dia, ficam escondidos em madeiras, troncos, galhos, buracos, rochas, telhas e entulhos, por isso a sua incidência se dar, tanto em zona rural, quanto em zona urbana. O animal não morre com a aplicação de veneno, sua picada é extremamente dolorida; a dor pode irradiar para o membro e, em crianças, podem surgir sintomas de gravidade do envenenamento, de forma muito rápida, especialmente o vômito.
O responsável pelo setor de endemias da secretaria de Saúde, Luiz Mussi Benetti, alerta à população para que, em casos de localizar um escorpião, entrar em contato imediatamente com o setor de endemias, pelos fones: (44) 3535-1301 ou (44) 3535-1207. Pede também à população que, em caso de picada, não corte, não fure, e não faça torniquete no membro afetado; não sugue o local da ferida e não coloque produtos caseiros no ferimento; lave apenas com água e sabão e vá imediatamente ao hospital.
O secretário de Saúde de Jesuítas, Michel Bertaiolli, confirmou que o hospital conta com o soro para tratamento do paciente, vítima da picada, e lembra que “agora, mais do que nunca, a população precisa manter seus quintais e terrenos sempre limpos, para evitar a proliferação, tanto do mosquito da dengue, quanto de escorpiões”. O trabalho da vigilância ambiental e do setor de endemias segue, com visitas e vistoria em todos os locais onde exista a possibilidade da presença dos escorpiões, mas necessita da atenção de todos, para com os seus quintais e terrenos.
Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jesuítas