A Frimesa Cooperativa Central se destacou como exemplo de excelência e compromisso sustentável. Além de ampliar suas operações significativamente abrangendo o Brasil todo, tem feito história e se destacado por ser a primeira cooperativa a anunciar seus compromissos ESG para um futuro mais sustentável.
A sede da cooperativa está localizada no Paraná, o estado ambientalmente mais sustentável do Brasil, segundo maior produtor de carne suína do país representando 76% da produção agropecuária. Além disso, reduziu em 64% o desmatamento ilegal da Mata Atlântica em 2023.
O destaque das ações sustentáveis da Frimesa foi enaltecido na 28ª Conferência das Partes (COP28), o evento mundial foi realizado em Dubai em 2023. A Frimesa apresentou a Unidade Frigorífica de Assis Chateaubriand, uma das plantas mais sustentáveis do Brasil projetada para gerar 5.850 Nm³/dia de biometano a partir deste ano. A geração de energia irá suprir as necessidades energéticas do empreendimento para o processo produtivo, neutralizar as emissões de gases do efeito estufa oriundas das operações industriais até 2040, contribuir para a circularidade dos resíduos, reaproveitamento energético e produção de biofertilizante.
Além disso, possui uma área com manejo sustentável onde substitui 100% de combustível fóssil por biomassa na geração de vapor, através de 1,7 milhões de árvores plantadas em 15,3km² área total e sendo 33% exclusivas para conservação da biodiversidade, solo e rios. Cerca de 1,4 km² se destinam a reservas particulares do patrimônio natal nas áreas de Mata Atlântica no Paraná. Nestas áreas, projetos de cooperação ambiental, denominados ILPF – Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta, permitem o desenvolvimento local e sustentável das áreas afetadas.
É por meio desta e de outras iniciativas, que a Frimesa ainda tem como uma de suas metas ESG até 2040, tornar-se carbono neutro no escopo 1.
O Biogás sediado na unidade frigorífica de Medianeira tem os benefícios:
33% de redução da emissão de gases de efeito estufa;
100% de substituição de combustível fóssil por biogás;
71% de redução do impacto ambiental no tratamento dos efluentes industriais.