Frimesa elege nova diretoria. A Cooperativa cresceu 9,26% em um cenário econômico estreito.
“ Esse é um momento de muita alegria por toda a minha vida profissional. Participei da criação da Sudcoop e convivi com pessoas fantásticas , agora, é uma satisfação ocupada a posição de Diretor Presidente Executivo . Tenho uma forte relação com o cooperativismo” afirma Elias José Zydek que é colaborador da Frimesa há 45 anos e esteve envolvido ativamente no projeto de constituição da Central em 1977 quando fundou por quatro cooperativas no sudoeste do Paraná. Zydek assumiu a carga durante um Assembleia realizada no dia 15 de fevereiro.
A nova estrutura de gestão da Frimesa é resultado da reforma estatutária ocorrida em dezembro de 2022. Na mudança o cargo de Diretor Presidente eleito passa a ser um profissional capacitado e qualificado de acordo com o perfil exigido para a função.
Após 26 anos na presidência, Valter Vanzella anunciou sua a posentaria, “estou muito maduro com essa decisão e feliz por tudo o que fiz. Deixou um legado que me orgulha. Desejo que a Frimesa cresça tendo o Elias como m eu sucessor ”, explica. Vanzella presidiu a plenária e explicou os resultados do ano com as dificuldades da cooperativa e do país.
Com um cenário econômico e financeiro instável, 2022 foi um ano difícil. Com determinação, foi possível manter a cadeia produtiva junto às filiadas – Copagril, Lar, C.Vale, Copacol e Primato e ampliar a marca.
Os números repassados e aprovados foram: um faturamento de R$ 5,506 bilhões, sendo um crescimento de 9,26%. O cenário econômico e financeiro estreitou o resultado final para R$ 42,9 milhões, reflexo das margens apertadas nas atividades suíno e leite.
Desafios de mercado
Para 2023, um dos grandes desafios será aumentar o faturamento bruto em 31,49% sobre o faturamento de 2022. “A concentração no projeto de expansão do mercado interno, a marca Frimesa precisa estar presente em todas as regiões do Brasil. Temos um grande desafio de colocar a máquina para rodar que é o novo frigorífico em Assis Chateaubriand” esclarece o atual Diretor Presidente Executivo.
O evento contou com a presença de cerca de 90 pessoas, incluindo autoridades como o prefeito de Medianeira Antônio França, o presidente da câmara de vereadores de Medianeira, Joselito Muniz, Auditoria Independente representada por Adirley Gasparim, o presidente da Ocepar José Roberto Ricken, Conselho Administrativo, Fiscal e delegados das cooperativas filiadas.
Na oportunidade, foram eleitos os membros do Conselho de Administração, efetivos e suplentes, para o mandato de mais quatro anos e, o Conselho Fiscal para o ano de 2023.
CONSELHO ADMINISTRATIVO
Copagril – Elói Darci Podkowa
Lar – Irineu da Costa Rodrigues
Copacol – Valter Pitol
C Vale – Alfredo Lang
Primato – Anderson Leo Sabadin
Conselho Vogal:
Copagril – Cezar Luiz Petri
Lar – Urbano Inácio Frei
Copacol – James Fernando de Morais
C.Vale – Walter Andrei Dal’boit
Primato – Cezar Luiz Dondoni
CONSELHO FISCAL
Copagril – Vilmar Fülber – Efetivo
Copacol – Andrei Buss – Efetivo
Primato – Gilberto Heinen – Efetivo
C.Vale – Ademir Gênero – Suplente
Lar – Simoni Tessaro Niehus – Suplente
Copagril – Ricardo José Kemfer – Suplente