Fim do sofrimento para familiares, amigos, autoridades e voluntários que procuravam o garoto Anthony Rafael de 5 anos que estava desaparecido em um milharal desde ontem, 22, em Assis Chateaubriand. Após horas de angústia e preocupação, ele foi encontrado por agricultores que colhiam milho no Ramal Diacuí.
Corpo de Bombeiros Militar do Paraná: A operação contou com a participação de Bombeiros Militares de Cascavel, Toledo, Assis Chateaubriand e Francisco Beltrão, além de integrantes do 3º Comando Regional Bombeiro Militar e do Grupo de Operações de Socorro Tático e da utilização de cães de busca e drones com câmeras térmicas.
Órgãos de apoio: Polícia Militar, Polícia Civil, Tiro de Guerra de Assis Chateaubriand, SAMU, Polícia Ambiental, Batalhão de Fronteiras, Guarda Municipal de Toledo, além de servidores municipais de Assis Chateaubriand e Toledo.
Sociedade Civil: Cerca de 160 voluntários civis
Linhas de ação: As operações iniciaram no dia 22/05/2023, por volta das 18h, com varreduras a pé nas áreas de plantio de milho com auxílio de cerca de 200 voluntários civis e militares de diversas forças e instituições. Foi organizado um Posto de Comando do teatro de operações no CMEI próximo ao local das buscas de onde todas as atividades eram coordenadas e os recursos e voluntários cadastrados. As atividades se concentraram nas proximidades da residência da criança. Foram utilizados 3 drones com sensores térmicos das equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Batalhão de Fronteira. Essas operações duraram até as 8h do dia 23, a qual também contou com auxílio de uma aeronave, Helicóptero do SAMU, com a utilização de um scanner termo sensível para mapear a área de busca. Ainda no período noturno e durante a madrugada foram utilizados cães do 4º Grupamento de Bombeiros os quais demonstraram mais atenção para duas áreas em específico, as quais foram mapeadas criteriosamente.
Domingo: No dia 23, a partir das 8h, as operações se iniciaram com aproximadamente 100 voluntários civis que continuaram com as buscas de varredura nas áreas de plantio. Essas áreas são mapeadas para fundamentar tomadas de decisões. Além disso, as áreas de busca por varredura estão afastadas do local onde se encontra os cães para não haver interferência em relação ao odor. Também foi ampliada a área de busca rural e dado início a busca em área urbana com a divisão de 3 equipes de trabalho coordenadas por Bombeiros Militares. Por volta das 12 horas do dia 23 foi retomado as buscas com a equipe do Grupo de Operações de Socorro Tático do Corpo de Bombeiros, onde os cães do 4º Grupamento de Bombeiros demonstraram atenção no dia anterior. Assim, as buscas se estenderam por todo o dia, sendo realizado as varreduras com o auxílio dos voluntários, onde foi possível realizar a cobertura de uma extensa área com uma margem de confiabilidade alta devido ao número de pessoas.
Concomitante as varreduras, foi realizado as operações com os cães do Batalhão de Fronteiras em áreas onde estes demonstraram maior interesse.
Final feliz: Por volta das 18h, com as equipes finalizando o último quadrante demarcado, foi informado por um agricultor que a criança havia sido localizada a uma distância de 1500 metros de onde eram realizadas as operações de busca. Por fim, a criança foi entregue a equipe da defesa civil Palotina que auxiliava na busca, os quais foram orientados pela equipe BM a encaminhar a criança para o Pronto Atendimento de Saúde. Na sequência a mãe foi informada e se deslocou a unidade de saúde.