O Governo do Paraná publicou, no final da tarde desta quarta-feira (16), um novo decreto que desobriga o uso de máscaras em ambientes abertos do estado. A medida é anunciada após a revogação da lei que tornou obrigatório, em 2020, o uso do item.
De acordo com o novo decreto, o uso de máscaras, para adultos, continua obrigatório apenas em locais fechados (eventos, transporte público, trabalho ou comércio).
Para crianças menores de 12 anos, o uso fica liberado qualquer ambiente.
Ainda segundo o decreto, fica obrigatório, em ambientes abertos e fechados, o uso de máscara facial para pessoas que apresentarem sintomas de Covid-19.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), se os números relacionados à pandemia permanecerem em queda, a comissão técnica da pasta pode analisar a flexibilização das máscaras, também, para locais fechados.
O projeto que derruba a obrigatoriedade do uso de máscaras foi aprovado na manhã desta quarta, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), com menos de 24 horas de discussões e com forte articulação do Governo do Estado, autor da proposta. O projeto seguiu, na sequência, para sanção do governador Ratinho Júnior (PSD).
De acordo com informações do governo, nos próximos dias serão publicadas resoluções detalhando o uso de máscaras em locais específicos, como academias e igrejas.