Nessa quarta-feira (06/09), a Prefeita Elza Haase Rodrigues recebeu em seu gabinete o Presidente da Câmara Municipal, Gilmar Jorge para tratar sobre o Projeto de Lei nº 019/2023, assinado na mesma data que visa obter autorização do Poder Legislativo para celebrar convênio de Cooperação Técnica e Operacional com o Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, com a interveniência da Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR).
O objetivo principal do convênio é colaborar com a atividade policial ostensiva e presencial no município de Iracema do Oeste, com o intuito de aprimorar a segurança pública e proporcionar maior tranquilidade a população, inclusive oferecendo suporte aos serviços de vigilância nos estabelecimentos escolares.
No mês de agosto, o Comandante do 31º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Ricardo esteve prestigiando a 100ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores e na oportunidade apresentou boas notícias para a área da segurança, com a formação de novos policiais militares prevista para o mês de setembro que vai proporcionar um maior número de efetivos na região, bem como a possibilidade de reativação do Destacamento em Iracema do Oeste.
Anteriormente o Tenente-Coronel Ricardo e o Sargento Wesley estiveram no município e juntamente com a Prefeita Elza e vereadores Marcos Aragão e Gilberto Suranji visitaram o prédio público onde funcionava o antigo posto de saúde e que a Administração Municipal pretende disponibilizar para a instalação do Destacamento de Polícia Militar. O local foi reformado no ano de 2022.
A Prefeita Elza comentou a expectativa com possível celebração do convênio. “A segurança é um direito do cidadão e uma das principais reivindicações dos munícipes. Agradeço ao Tenente-Coronel Ricardo e toda a equipe da Polícia Militar que sempre demonstraram preocupação com nosso município e dentro das possibilidades buscaram proporcionar mais segurança a nossa população. Destaco ainda o trabalho do Governo do Estado que está cumprindo o compromisso da formação de novos policiais. Tenho certeza que novamente teremos o apoio e respaldo do Poder Legislativo”, concluiu a Prefeita.
O Projeto de Lei foi encaminhado para a Câmara de Vereadores e será colocado em votação em sessão pública conforme Lei Orgânica do Município.