Agosto é um mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, chamado também de Agosto Lilás. A campanha foi criada em referência a Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340/2006), que completou 17 anos em 2023.
Em atenção à campanha, a Secretaria de Assistência Social promoveu recentemente algumas ações para reforçar a conscientização relacionada ao tema.
Na quarta-feira (16/08), foi realizada nas dependências do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), uma palestra ministrada pela Advogada Trabalhista e Familiarista e Ativista Social em defesa dos direitos de mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e familiar Titina Espíndola destinada aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Bolsa Família.
Já na quinta-feira (17/08), aconteceu uma nova ação, destinada ao grupo da terceira idade dos usuários do CRAS, ministrada pela Psicóloga Leila Cavernagui Cordeiro e pela Assistente Social do Município Andressa de Souza Orlandini.
No mês de julho, foi implantada em Iracema do Oeste, na esfera do Poder Legislativo, a Procuradoria da Mulher, que entre diversas competências pode receber denúncias. No âmbito nacional, a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, atende através do telefone 180. As denúncias podem ser feitas de forma gratuita e confidencial. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive nos fins de semana e feriados.