O Outubro Rosa é um momento de mobilização social para reforçar mensagens sobre a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama. Inúmeras campanhas são realizadas no Brasil todo e têm o objetivo de ampliar a abordagem da saúde da mulher e a prevenção do câncer de mama e de colo de útero.
Em Jesuítas, a Secretaria Municipal de Saúde já desenvolveu diversas ações com foco na orientação sobre o tema. No Distrito do Carajá e na Clínica da Mulher, as equipes realizaram atendimento em horários especiais e a coleta de preventivos durante todo o dia, além de promover a orientação a todos os usuários do sistema de saúde presentes no local.
Como forma de manifestação e apoio ao movimento do Outubro Rosa, os funcionários dos diversos departamentos públicos reforçaram a importância dos cuidados com a saúde, vestiram roupas com tons de rosa e usaram acessórios que representam a campanha, como botons e laços.
“Todos precisamos cuidar da saúde, manter os exames em dia e ir ao médico com periodicidade. E neste mês de outubro, nossas equipes da saúde intensificam as ações de prevenção dessa doença tão agressiva para que nossa população tenha consciência. Não apenas em outubro, mas durante todo o ano vamos desenvolver ações que promovam mais saúde e qualidade de vida para a nossa população”, afirma Edicarlos Grizotto, prefeito de Jesuítas.
DIA D
Para todo o público, a Secretaria Municipal de Saúde programou um ‘Dia D’ para realizar exames preventivos. Será no dia 22 e 29 de outubro, das 17h30 às 20h30, no Posto de Saúde Central. No dia do atendimento, é preciso apresentar o CPF, o RG e o Cartão SUS para registrar o atendimento e o exame.
Além disso, todos os dias há atendimento nas unidades básicas de saúde do município e as mulheres interessadas em realizar o exame devem entrar em contato com as agentes comunitárias de saúde do bairro ou ir até a unidade mais próxima da sua casa para fazer o agendamento.
“Os exames são periódicos nas unidades de saúde de Jesuítas, mas neste mês, intensificamos as ações para que todas as mulheres se conscientizem sobre os cuidados com a saúde e a importância de fazer os exames periódicos, pois sabemos que a prevenção é o melhor remédio. Além disso, quando o câncer é descoberto no início, as chances de cura são maiores e o tratamento é menos agressivo”, explica o secretário de Saúde de Jesuítas, Osmir Barbosa da Silva.