Com o surgimento de casos de dengue no município, a Secretaria de Saúde de Iracema do Oeste, através do setor de endemias e em parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Iracema do Oeste – Acamario, realizou um arrastão com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti).
O arrastão é uma ação multidisciplinar que visa recolher todo material que possa acumular e água e consequentemente servir de criadouro do mosquito da dengue.
Através da ação, foram recolhidas 3 toneladas de materiais recicláveis, que posteriormente foram destinados a Acamario. Dessa forma, além de evitar a proliferação de criadouros do mosquito, os materiais recolhidos irão gerar renda aos trabalhadores da associação.
Foi realizado ainda a aplicação de inseticida nas áreas de ponto estratégico para combater os focos de difícil acesso.
A Diretora de Vigilância Sanitária Camila Cadamuro destacou o empenho dos agentes de endemias e da equipe da Acamario. “Com trabalho em equipe sempre temos resultados maiores. Agradeço ao Secretário de Saúde Leônidas e a Prefeita Elza pelo apoio e suporte nessa ação tão importante no combate ao mosquito da dengue”, concluiu Camila.