Um equipe da Defesa Civil do Paraná será enviada nesta quinta-feira (23) a São Paulo para ajudar municípios atingidos pelas fortes chuvas na documentação necessária, por exemplo, para obtenção de recursos estadual e federal.
O governo paulista confirmou até a noite desta quarta-feira (22) a morte de 48 pessoas no litoral norte do estado.
Segundo o governo do Paraná, integram a equipe que vai para São Paulo:
chefe do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped), da Divisão de Gestão de Desastres e do Centro Logístico Estadual da Defesa Civil, major Daniel Lorenzetto;
chefe do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd), capitão Anderson Gomes das Neves;
o cabo Silvio Rodrigo Ribas de Araújo Correia, que também integra o Cegerd.
De acordo com o Executivo paranaense, os três têm experiência na elaboração da documentação que deve ser apresentada por municípios atingidos por desastres, como formulários de avaliação de danos, mapas das áreas afetadas e relatórios sobre a intensidade do impacto social.
Lorenzetto e Gomes integram o Grupo de Apoio a Desastres (Gade), da Defesa Civil Nacional, e auxiliaram em eventos semelhantes como as inundações no Sul da Bahia (2021) e os deslizamentos de terra em Petrópolis (RJ) no ano passado.
O chefe do Cegerd explica que a elaboração das declarações de normalidade, situação de emergência ou de estado de calamidade pública é uma das fases de trabalho da Defesa Civil em casos de desastre.
De acordo com o capitão, esse passo é necessário para agilizar o recebimento pelas prefeituras de recursos estaduais ou federais.