Alunos dos quintos anos de cidades de atuação da Copacol se formaram no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), desenvolvido pela Polícia Militar, em parceria com a Cooperativa e secretarias de Educação.
Ao todo, 800 crianças receberam o certificado de conclusão do Proerd: 331 de Goioerê, 24 de Iracema do Oeste, 123 de Nova Aurora, 224 de Cafelândia e 98 de Jesuítas. “As crianças são o nosso futuro. Nosso compromisso é com o desenvolvimento da comunidade, por isso, investimos na formação dos nossos alunos. Temos muito orgulho em fazer parte desta ação que orienta as crianças sobre o risco das drogas, prevenindo esse problema que afeta milhares de famílias”, enaltece o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.
As formaturas foram realizadas nos municípios, com a participação de familiares, policiais militares e autoridades municipais. O entusiasmo em receber a certificação foi grande em cada solenidade, onde as crianças foram recepcionadas pelo leão Daren, o mascote do Proerd. A ação finaliza todo o ciclo de aprendizado que faz a diferença na vida das crianças proerdianas. “Aprendi que devemos evitar as drogas e a violência, além da importância da responsabilidade. Gostei demais de participar do Proerd, acho que todo mundo deveria fazer”, afirma o aluno da Escola Municipal Theofânio Agapito Maltezo, de Cafelândia, Guilherme Burato.
Os ensinamentos repassados pelos instrutores do Proerd agregaram ainda mais conhecimento para as crianças. “Aprendemos sobre a importância de termos atenção e de evitar o bullying, as drogas e a violência. Tudo foi muito legal e aproveitamos muito, estávamos ansiosos pela formatura”, destaca a aluna Natalia de Oliveira, da Escola Municipal Padre Felipe Sierra Ruiz, de Jesuítas.
COOPERAÇÃO
São 1,1 mil crianças e adolescentes atendidos anualmente pelo Proerd, por meio da parceria com a Copacol, realizando um trabalho importante de conscientização das novas gerações. “Esse é um momento de alegria para nós, onde formamos centenas de crianças. É sempre com grande satisfação que a Copacol tem a oportunidade de participar de uma parceria tão importante na execução do Proerd, que é primordial e traz uma metodologia que ensina as crianças a decidirem pela vida e por aquilo que elas podem ter e ser de melhor. Temos muito carinho e respeito por esse programa”, diz a assessora de Cooperativismo da Copacol, Elizete Luneli Dal Molin.