O Sicoob Médio Oeste fez uma parceria com a Embrapa e há dois anos e meio disponibiliza o programa Balde Cheio em sua área de atuação. Com a metodologia de transferência de tecnologia, que envolve comunicação e aprendizado coletivo, o programa apresenta excelentes resultados aumentando consideravelmente a produção e a renda das famílias beneficiadas.
Atualmente, o programa atende 27 produtores rurais de Jesuítas, Nova Aurora, Tupãssi, Formosa do Oeste, Brasilândia do Sul, Cafelândia e de Assis Chateaubriand que são orientados gratuitamente pelo técnico agropecuário do Sicoob, Lúcio Florentino de Carvalho. No dia a dia, são repassadas práticas e processos que tornam as propriedades exemplo de desenvolvimento sustentável da atividade leiteira nos aspectos técnicos, econômicos, sociais e ambientais.
Aprendizagem contínua – O projeto Balde Cheio tem ações em 14 estados, na capacitação continuada de técnicos da extensão rural e produtores envolvidos com pecuária leiteira. O objetivo é transferir, de forma gradativa e sustentável, tecnologias, práticas e processos agropecuários, zootécnicos e gerenciais para melhorar os sistemas de produção e a renda das famílias.
Ricardo Antonio Formagio Primo e a esposa Vanilda Pereira de Almeida, moram no Sítio Santo Antonio, localizado na Comunidade Santa Cruz em Jesuítas. Eles tiveram a vida mudada para melhor por meio do Balde Cheio. Antes produziam cerca de 100 litros de leite por dia e com o programa a produção ultrapassa 400 litros/dia e, isso, viabilizou a propriedade e garantiu um incremento considerável na renda familiar.